quarta-feira, 24 de março de 2010

TIPOS DE CAPITAIS

São muitos os significados atribuídos ao termo capital e subjacentes a todos está a ideia de riqueza. Contudo, riqueza e capital nem sempre são termos sinónimos.
A riqueza só é capital se estiver ao serviço (se for utilizada) do processo produtivo. Isto é, o dinheiro e a riqueza apenas se podem considerar como capital se estiverem ligados à produção e se forem utilizados na aquisição de equipamentos relacionados com a produção nomeadamente edifícios, matérias-primas, máquinas, etc.



Capital financeiro: representa todos os meios financeiros que uma empresa pode dispor e é constituído pelo capital próprio e pelo capital alheio.

Capital próprio: conjunto dos valores constituídos pelo financiamento dos proprietários da unidade produtiva. Exº o valor das quotas dos sócios.

Capital alheio: conjunto dos valores que constituem o financiamento de terceiros, isto é, o conjunto dos valores que a empresa dispõe e utiliza, mas que não lhe pertencem. Exº os empréstimos obtidos.

Capital técnico: todos os bens que permitem a produção de outros bens e divide-se em capital fixo e capital circulante. Exº as instalações, ss matérias-primas, as ferramentas, etc

Capital fixo: meios de produção utilizados durante vários anos de produção e que se vão desgastando lentamente (devido à utlização e ao passar do tempo) durante um período de tempo longo. Exº os edifícios as máquinas, etc.

Capital circulante: meios de produção (matérias-primas e subsidiárias) que se vão incorporando nos produtos acabados.

Capital natural: todos os bens fornecidos pela natureza não renováveis e aqueles que se encontram em estado progressivo de escassez em virtude da sua utilização desenfreada, mesmo que sejam bens livres.

Capital humano: é a capacidade de trabalho do ser humano. A ideia de capital humano surge associada à produtividade dos trabalhadores. Está provado que esta capacidade pode ser aumentada, desde que se eleve o nível das qualificações académicas e profissionais

Sem comentários:

Enviar um comentário