quinta-feira, 25 de março de 2010

LEI DA OFERTA E DA PROCURA

LEI DA PROCURA: a quantidade da procura de um bem varia na razão inversa do respectivo preço. Isto é, quanto mais elevado for o preço, menor a quantidade procurada.


PROCURA: define-se como o conjunto de bens e serviços que os consumidores estão dispostos a comprar aos diferentes preços. A procura descreve o comportamento dos consumidores, estabelecendo a relação existente entre os preços dos bens e as quantidades que os consumidores desejam consumir, no mercado, para aqueles preços.

PROCURA AGREGADA: representa a quantidade de bens e serviços procurados no mercado pela totalidade dos consumidores (particulares, empresas e Estado), para determinado preço.



FACTORES QUE INFLUENCIAM A PROCURA:

- o preço dos bens

- variações do rendimento dos consumidores

- variações no gosto dos consumidores

- variação no preço dos bens complementares

- variação no preço dos bens complementares ou dos bens sucedâneos

- sazonalidade

- aumento da população

- publicidade

- etc.




LEI DA OFERTA: a quantidade oferecida de um bem varia na razão directa do respectivo preço. Isto é, quanto mais elevado o preço, maior é a quantidade oferecida pelos produtores.


OFERTA: define-se como o conjunto de bens e serviços que os produtores estão dispostos a vender para cada preço. A oferta descreve o comportamento dos produtores, estabelecendo a relação existente entre os custos de produção e o preço de venda dos bens e serviços, uma vez que a actuação dos produtores visa a obtenção de lucro.

OFERTA AGREGADA: representa a quantidade de bens e serviços oferecidos no mercado pela totalidade dos produtores para determinado preço.

FACTORES QUE INFLUENCIAM A OFERTA:

- o preço de venda

- alteração dos factores de produção (alterações dos preços das matérias-primas, variações salariais; preço dos combustíveis, etc.)

- as mudanças tecnológicas
- a alteração dos preços dos bens complementares e dos bens sucedâneos
- a sazonalidade
- as condições climatéricas dos produtos agrícolas
- as previsões do produtor relativamente à relação preço-custo
-etc

1 comentário:

  1. Exemplo destes factores influenciadores da procura,no vosso caso por exemplo?

    ResponderEliminar