LEI DA PROCURA: a quantidade da procura de um bem varia na razão inversa do respectivo preço. Isto é, quanto mais elevado for o preço, menor a quantidade procurada.
PROCURA: define-se como o conjunto de bens e serviços que os consumidores estão dispostos a comprar aos diferentes preços. A procura descreve o comportamento dos consumidores, estabelecendo a relação existente entre os preços dos bens e as quantidades que os consumidores desejam consumir, no mercado, para aqueles preços.
PROCURA AGREGADA: representa a quantidade de bens e serviços procurados no mercado pela totalidade dos consumidores (particulares, empresas e Estado), para determinado preço.
FACTORES QUE INFLUENCIAM A PROCURA:
- o preço dos bens
- variações do rendimento dos consumidores
- variações no gosto dos consumidores
- variação no preço dos bens complementares
- variação no preço dos bens complementares ou dos bens sucedâneos
- sazonalidade
- aumento da população
- publicidade
- etc.
LEI DA OFERTA: a quantidade oferecida de um bem varia na razão directa do respectivo preço. Isto é, quanto mais elevado o preço, maior é a quantidade oferecida pelos produtores.
OFERTA: define-se como o conjunto de bens e serviços que os produtores estão dispostos a vender para cada preço. A oferta descreve o comportamento dos produtores, estabelecendo a relação existente entre os custos de produção e o preço de venda dos bens e serviços, uma vez que a actuação dos produtores visa a obtenção de lucro.
OFERTA AGREGADA: representa a quantidade de bens e serviços oferecidos no mercado pela totalidade dos produtores para determinado preço.
FACTORES QUE INFLUENCIAM A OFERTA:
- o preço de venda
- alteração dos factores de produção (alterações dos preços das matérias-primas, variações salariais; preço dos combustíveis, etc.)
- as mudanças tecnológicas
- a alteração dos preços dos bens complementares e dos bens sucedâneos
- a sazonalidade
- as condições climatéricas dos produtos agrícolas
- as previsões do produtor relativamente à relação preço-custo
-etc
quinta-feira, 25 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Exemplo destes factores influenciadores da procura,no vosso caso por exemplo?
ResponderEliminar