quinta-feira, 25 de março de 2010

DESLOCAÇÕES DA CURVA DA OFERTA

A forma da curva da oferta de todos os bens e serviços é sempre crescente, como consequência do facto de que preços mais altos permitem obter maiores lucros. Haverá sempre mais produtores dispostos a produzir trigo quando os preços estiverem mais elevados.

Usualmente a curva da oferta é convexa relativamente ao eixo das abcissas (quantidades) e côncava relativamente ao eixo das cordenadas (preços). Neste gráficos utiliza-se uma linha recta apenas para simplificar.

Cada bem económico tem a sua curva de oferta, mais ou menos inclinada, mais ou menos convexa. As deslocações da curva dependem de vários factores:

•Custo dos factores produtivos
•Tecnologia
•Expectativas ou previsões do futuro

Quando diminui o custo dos factores produtivos ou avança o conhecimento e a tecnologia, ou ainda quando melhoram as expectativas dos empresários, a curva da oferta desloca-se para a direita, ou seja, para todos os diferentes níveis de preços os produtores estarão dispostos a produzir mais.

Quando estes factores se mantêm constantes e variam os preços, o que podemos observar, são deslocações ao longo da curva

1 comentário:

  1. Podiam ilustrar os vossos comentários com a apresentação da curva, para uma melhor compreensão das vossas explicações!

    ResponderEliminar