quinta-feira, 25 de março de 2010

ELASTICIDADE PROCURA-PREÇO

A elasticidade da procura preço mede a sensibilidade da procura de determinado bem face a variações no seu preço.

Quando a quantidade procurada do bem diminui muito na sequência de um aumento pequeno do seu preço, tal representa uma elevada sensibilidade da procura relativamente ao seu preço, ou seja uma elevada elasticidade da procura preço - neste caso diz-se que o bem tem procura elástica em relação ao preço. Pelo contrário, quando a quantidade procurada do bem diminui pouco mesmo que o aumento do preço seja elevado, tal representa uma baixa sensibilidade da procura relativamente ao seu preço, ou seja, representa uma baixa elasticidade da procura preço - neste caso diz-se que o bem tem uma procura rígida em relação ao preço.

Matemáticamente, a elasticidade da procura preço é calculada através da divisão da variação percentual na quantidade procurada pela variação percentual no preço.




Dado que as variações dos preços e das quantidades são, geralmente, contrárias devido à inclinação negativa da curva da procura, a elasticidade procura preço apresenta, nestes casos, valores negativos. Por este motivo, ambas as variações são transformadas em valores positivos de forma a que a elasticidade apresente também valores positivos. No caso da elasticidade da procura preço ser superior a 1, significa que a variação percentual na quantidade procurada é superior à variação percentual do preço, o que significa que estamos perante um bem de procura elástica em relação ao preço. Se, pelo contrário, a elasticidade estiver entre 0 e 1, tal significa que a variação percentual na quantidade procurada é inferior à variação percentual do preço, ou seja, que estamos perante um bem de procura rígida em relação ao preço. Quando a elasticidade é 1, diz-se que estamos perante um bem de elasticidade unitária.

Sem comentários:

Enviar um comentário